Reservas
+55 7536536153 | 36536214

Curiosidades

A obra da Pousada Mangabeiras: uma luta com respeito às normas ambientais.

A Pousada Mangabeiras foi um dos primeiros estabelecimentos comerciais em todo o arquipélago a obter a Licença Ambiental emitida pelo Centro de Recursos Ambientais (CRA) do Estado da Bahia e pelo IBAMA.

Tudo isso por que construir em um local como Boipeba é certamente um grande desafio. Estando ainda no alto de um outeiro as dificuldades aumentam sensivelmente!

Todo o material básico como cimento, tijolo, ferro e brita foi adquirido na cidade de Valença e entregue no povoado de Torrinhas, o local mais próximo da ilha onde é possível chegar um caminhão.

Começava aí uma verdadeira epopéia para que este material estivesse no canteiro de obras devidamente pronto para o uso. Isto porque tudo era trazido pelos rios que dão acesso à Boipeba. O material era embarcado em Torrinhas e viajava 1 hora para atravessar a barra do rio do Inferno e ser desembarcado aqui. Dependíamos das marés e do clima para tal, muito vento ou chuva, por exemplo, inviabilizava a viagem. Como não temos um atracadouro próximo o desembarque acontecia na própria praia pelos ombros dos fortes estivadores que, com água acima da cintura, eram os encarregados desta pesada (literalmente!) missão.

Uma vez estando o material devidamente desembarcado começava a lenta subida no lombo de burros e mulas até o canteiro de obras. Até um forte touro Nelore foi utilizado para arrastar a madeira morro acima. Posteriormente com a construção do nosso plano inclinado as coisas ficaram um pouco mais fáceis.

Atualmente toda a operação da Pousada Mangabeiras é pensada para que os impactos sócioambientais sejam mínimos. Seguimos o rigoroso Código de Ética de Conduta Ambiental da Associação Roteiros de Charme www.roteirosdecharme.com.br/meio-ambiente.php . Todo o lixo gerado na pousada é devidamente separado e enviado para a reciclagem. O lixo orgânico vai para a compostagem e vira adubo para o nosso pomar e horta. Utilizamos energia solar para o aquecimento da água e fazemos treinamentos periódicos com a nossa equipe sobre práticas sutentáveis.

Aliás, valorizamos imensamente a mão-de-obra local! Acreditamos que a sustentabilidade da atividade turística só pode acontecer com a inclusão da comunidade. A maior parte da nossa equipe é composta por nativos de Boipeba, que foram formados após intenso treinamento aqui mesmo na pousada.

Além disso terceirizamos várias atividades, como passeios e traslados, para membros da comunidade.

A Pousada Mangabeiras apoia diversas atividades culturais de Boipeba e participa ativamente da diretoria da Associação de Moradores e Amigos de Boipeba - AMABO. www.ilhaboipeba.org.br

Fechar